Como solucionar o problema de tampas de aerossol quebradas
- MARPLA
- 25 de nov. de 2024
- 6 min de leitura

Neste conteúdo, vou te mostrar como solucionar o problema de tampas de aerossol quebradas. Isso é um desafio que empresas de aerossol relatam e que pode ser resolvido de mais de um jeito, pois há diferentes razões para acontecer.
Tampas quebradas refletem na produtividade da empresa, pois podem representar menor quantidade de insumos de produção, interrompendo o fluxo das operações. Paradas ocasionadas por falta de peças representam perda de tempo que poderia ser evitada.
O meu objetivo é deixar claro para você sobre como resolver esse problema de tampas quebradas e recuperar a produtividade da produção!
Veja só o que tem por aqui:
1. O porquê as tampas de aerossol estão quebrando
Antes de tentar resolver a situação, é necessário entender o motivo do problema. Ao entender a razão pela qual as tampas de aerossol estão quebrando, é possível então encontrar a melhor solução.
Podem existir diversas causas, mas aqui vou citar as três principais, que são:
Exposição excessiva ao sol;
Mau armazenamento;
Uso de material inadequado.
A exposição excessiva ao sol é um problema comum e que muitos acabam não se dando conta dessa ocorrência. Fato é que tampas plásticas que ficam debaixo de sol ou outra fonte de calor excessivo acabam sendo danificadas.
Elas são peças finas e que acabam ficando frágeis. O calor, por exemplo, pode ressecar a peça e ocasionar a quebra quando tiver o mínimo de manipulação.
O mau armazenamento é outro fator que pode ocasionar a quebra. Dentro desse tópico, é importante desmembrar em montagem de estoque do insumo, dos produtos finalizados e forma de armazenamento.
As tampas podem ser colocadas em caixas ou em sacos plásticos e cada embalagem suporta um peso para não danificar as tampas. Além disso, também deve ser levado em consideração as formas de montagem. Se em sacos, possuem um jeito; se em caixas, tem outra forma.
E o uso de material inadequado também pode comprometer a forma como a tampa se comporta no momento de ser manuseada (e a quebra é um dos problemas que podemos enfrentar com a utilização de matéria prima inadequada).
Nos próximos tópicos, vamos discorrer sobre como solucionar cada uma dessas causas para evitar que outras tampas de aerossol venham a quebrar ou danificar.
2. Inicie o diagnóstico do mais simples para o mais complexo
Para identificar a causa da quebra das tampas, o ideal é analisar o que, de modo visual, pode estar errado e depois ir aprofundando para razões mais complexas.
Como foi visto no tópico anterior, existem três principais fatores que contribuem para a quebra das peças plásticas. Algumas delas podem ser verificadas de forma mais fácil, que é o caso de mau acondicionamento: estão sob o sol ou estão mal armazenadas.
Depois, passa-se a investigar as estruturas de armazenagem: quanto de peso uma caixa ou um saco pode suportar para não danificar a tampa de aerossol? Esse é um exemplo de pergunta e investigação que se pode fazer para conseguir encontrar a razão das quebras.
Por fim, a última etapa é o estudo e análise das propriedades da peça e de cada material utilizado. Esse estudo é feito em laboratório e requer a realização de diversos testes, sendo, portanto, mais complexo.
Assim, perceba que para encontrar o motivo das quebras, inicia-se com a análise mais simples e visual indo para análises mais complexas e que requerem mais recursos.
3. Não deixe as tampas de aerossol expostas ao sol, ao tempo e ao calor excessivo
Vamos iniciar a análise do primeiro motivo que pode estar danificando as suas peças plásticas, que é a exposição ao sol ou ao calor extremo.
As tampas plásticas possuem uma parede fina e, por isso, a sua resistência a diversos fatores (sendo um deles o calor) é baixo quando comparado com peças mais grossas.
Por isso, quando a tampa fica exposta no tempo, é fácil comprometer a qualidade da peça, chegando a partir. O problema mais comum é deixar fora de abrigo do sol, o que faz com que a peça fique ressecada e se quebre com o mínimo de manuseio.
Além disso, quando exposta ao tempo, a peça também pode se deformar. Isso é algo comum de acontecer e tal como as quebras, pode gerar prejuízo em linha de produção, pois a tampa não estará adequada à lata de aerossol.
E como solucionar essa questão: o ideal é manter a tampa plástica em local coberto. Se não for possível por falta de espaço, elas devem receber alguma proteção, como uma lona, para que não sejam afetadas pelas variações do tempo e, em especial, pelo calor do sol.
4. Armazene e manuseie as tampas da forma correta
Antes de pensar no armazenamento das tampas, é preciso determinar qual será ou qual já é o método pelo qual se coloca as tampas nas latas de aerossol.
Isso porque existem duas formas: uma se refere ao meio manual de colocar a tampa na lata e a outra se trata do meio automático, em que a própria máquina é responsável por esse processo.
Para que a forma automática funcione é necessário que a tampa esteja em seu formato original, que é redondo. Caso contrário, a tampa pode quebrar nesse processo de tampagem.
Sabendo disso, é hora de adequar o armazenamento.
As tampas de aerossol podem ser colocadas dentro de caixas de papelão ou em sacos plásticos. As caixas de papelão preservam melhor o formato das tampas e são mais indicadas em casos em que o fechamento de tampas é feito por máquina.
No entanto, mesmo que as caixas consigam preservar melhor o formato das tampas, é importante se atentar ao jeito que se empilham as caixas.
As peças que estão dentro da caixa suportam um determinado peso e as caixas também. É importante saber esses dados para que se possa calcular a quantidade de caixas que podem ser empilhadas sem comprometer a qualidade das tampas.
Além disso, é preciso se atentar à forma de empilhar as caixas, para que as suas estruturas sejam preservadas e, de novo, conservar as peças para que não quebrem.
5. Utilização do material adequado
Outro fator que pode contribuir para que as tampas se quebrem é a utilização de um material inadequado.
Esse problema deve sim ser revisado e analisado pelo fornecedor de tampas plásticas, mas essa análise é feita após observar se outros fatores externos não estão comprometendo a qualidade das peças.
Para que uma tampa de aerossol não se quebre, ela não deve ser muito rígida, ou seja, precisa ter uma certa flexibilidade para que ela possa ser manuseada, sofrendo inclusive uma certa pressão ou impacto, sem que quebre.
Para chegar a uma material adequado, existem algumas questões que precisam ser analisadas:
A primeira delas é a qualidade da própria matéria prima;
A segunda é a necessidade de adição de um ou mais produtos para melhorar a flexibilidade;
E a terceira é se existe a necessidade de ter equipamentos para melhorar o processo de injeção.
Tudo isso será feito com base em testes e análises laboratoriais para que se tenha dados sobre o produto. Claro que, além disso, também é importante ver como a “nova” tampa se adequa na linha de produção de produtos aerossóis.
Eu trouxe essa solução que deverá ser feita pelo fornecedor de tampas e talvez você se pergunte onde a sua empresa química pode contribuir.
A resposta já está dentro de sua fábrica. A revisão contínua de comportamento dos insumos é importante para conseguir passar um feedback para os fornecedores
Também pensar na usabilidade dos clientes, faz com que, junto do seu fornecedor, se chegue a um produto que ofereça as características que o usuário final deseja.
Conclusão
Tão importante quanto solucionar o problema é entender o motivo que o causou. Aqui nesse conteúdo, você conseguiu entender quais são as razões para os principais problemas com a quebra de tampas e ainda como solucionar isso.
Agora você tem um norte e mais clareza para solucionar esse desafio na produção de produtos em aerossol.
Para saber mais sobre esses assuntos, dê uma olhada em outros conteúdos aqui do Blog.
Comments